Obra licenciada por Creative Commons

Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons.

domingo, 23 de junho de 2013

A pauta e os rumos do Movimento




A pauta e os rumos do Movimento

Luzia M. Cardoso

Independentemente do estopim que mobilizou para as massas para as ruas, a evidência deste momento é que todos estamos muito insatisfeitos. As mesmas pessoas que veem consumidas sob rodas e trilhos as horas de seus dias e de suas vidas e que, paradoxalmente, deixam distantes de seus olhos e mãos a possibilidade de dias melhores, são as mesmas pessoas que hoje tomam, e a pé, aquelas avenidas dizendo: "Não dá mais para suportar, essa realidade tem que mudar".


E tem que mudar para além do samba e do futebol, e por isto os pés de hoje nas avenidas não dançam e nem driblam mas, firmes, caminham marcando o chão.

E neste cenário, no meio que costurou toda esta rede, vemos darem nós em pontos laçados em outras malhas, na intenção de redirecionarem as águas que represaram para os leitos há muito demarcados. E para não haver resistência, deixam sob nuvens os mapas e a pauta do trajeto. 

E sem terem consciência do planejamento, ao serem abertas as represas, as águas se lançam para além das margens e até ultrapassam o traçado, mas apenas no momento de maior pressão, pois tenderão a ser puxadas pelas correntes que as subordinam ao seu novo leito.

Mas se águas podem ser represadas e direcionadas, independentemente de sua vontade, a massa que vemos nas avenidas é formada por pessoas com histórias, lutas e sonhos e em plena condição de exigirem os mapas e as pautas que estão sendo elaboradas para o seu trajeto, antes de se lançarem ao mar.

Que icemos as âncoras, que lancemos as velas ao vento, mas antes de tudo, que tenhamos a bússola e os mapas em nossas mãos, para ficarmos atentos à direção. 

O oceano é imenso, com várias rotas. No mar, há tempestades e também fortes ondas, mas com olhos atentos, objetivos claros e mãos firmes, não deixaremos o nosso barco ser largado à deriva.