Obra licenciada por Creative Commons

Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons.

quarta-feira, 18 de abril de 2018

Cartas para Lula - 03 - A realidade do Triplex

Fotos do triplex do Guarujá feitas pelo MTST.



Rio de Janeiro, 18 de abril de 2018.


        
         Querido Lula, devido a uma atitude sensacional e inesperada do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, as imagens de cada canto e de cada cômodo do tal tríplex do Guarujá vieram a público.
         Pelo amor de Deus, que apertamento ruim! O acabamento é de terceira! E aquelas escadas? Quem projetou aquele tríplex deveria estar de mal-humorado. Não é possível! Idosos e crianças naquele apertamento, nem pensar!
         Aquilo lá também não serve para adultos jovens trabalhadores, não! Onde já se viu tantas escadas para descer e subir!
         Avaliaram aquele apertamento em R$ 2.002.000,00? Sinceramente, as construções dos antigos Institutos de Aposentadorias e Pensões, da década de 40 e 50, dão de milhões a zero nesse tríplex do BANCOOP/OAS!
         Até mesmo as mais populares do Banco Nacional de Habitação são melhores do que aquela lá.  Aquele tal tríplex parece estar aquém das construções mais baratas do Programa Minha Casa Minha Vida! Eta, tríplex ruim demais da conta, sô!
         E o tal elevador privativo que tanto alardearam, dizendo que estava entre as tais melhorias financiadas pela OAS? Não apareceu elevador nas imagens, não! Se por acaso houver elevador privativo por lá, ele deve estar embutido em algum armário. Também não percebi sinal algum das obras de melhorias naquele apartamento, muito menos na cozinha.  
         Ao ver as imagens, fiquei a me perguntar: onde colocaram os tais R$ 770.000,00 que alardearam terem sido gastos na reforma do tríplex?
         Nossa Senhora das Farsas, já ouvi falar da cultura de superfaturar orçamentos nos contratos entre empresas e Estado, mas dessa vez, foram longe demais!
         Querido Lula, além de ser ultrajante, é uma vergonha para nós, o povo brasileiro, constatarmos que a nossa justiça te condenou a 12 anos e 1 mês de prisão, em regime fechado, sem haver um documento sequer que comprove ser você o proprietário do tal tríplex; sem você ou a tua família ter morado ou passado um único fim de semana  por lá; sem as chaves estarem contigo ou com a sua família; sem haver comprovantes de valores das referidas empresas depositados em sua conta bancária; sem vídeos ou gravações que constatem ser aquele apartamento um patrimônio teu ocultado!
         Essa vergonha da justiça brasileira aumenta ainda mais agora, ao vermos as imagens do tal tríplex e ao percebermos que, pelo tipo de construção, pela qualidade do material, qualquer trabalhador de renda média poderia adquirir um apartamento daquele. 
         É muito vergonhoso para nós, o povo brasileiro, a tua condenação também ter sido embasada nos tais valores destinados às reformas, reformas essas que não se manifestam nas imagens do interior do tríplex.
         Envergonha muito saber que sem haver nenhuma materialidade do crime imputado a ti, você foi condenado em primeira e em segunda instâncias e que a ti foram negados todos os recursos. Envergonha verificar que a cidadania brasileira, hoje, não é nem mesmo uma cidadania de papel.
         Querido Lula, as fotos e os vídeos do tal do tríplex do Guarujá estão circulando pela rede, revelando a farsa e a cara de pau do golpe contra o Estado Democrático de Direitos.
         Vou ficando por aqui, meu querido presidente. Como sempre, terminarei com um poema: Hoje, envio um do poeta brasileiro nascido em Curitiba e que deixou esse nosso planeta em 1989: Paulo Leminski:


Na Luta de Classes
Paulo Leminski

Na luta de classes
todas as armas são boas
pedras
noites
poemas


Com carinho,

Luzia Cardoso LULA


O vídeo feito pelo MTST mostrando o triplex atribuído a Lula: 
https://www.facebook.com/100001110302679/videos/1693545717359089/


Obs: Enviada por e-mail: escrevaparaolula@gmail.com