Obra licenciada por Creative Commons

Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons.

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Sapos com Bananas

SAPOS COM BANANAS

Luzia M. Cardoso


Em época de expansão da miséria, filantropização dos direitos, banalização da corrupção, criminalização dos movimentos sociais e hiperconcentração das riquezas, nada como reaproveitar cascas e sobras para levar ao prato das camadas populares. E, assim, convidam-nos a saborear cascas de abobrinhas. Incentivando-nos ao consumo de cascas e de sobras, reapresentam-nos o que, até então, era descartado, mostrando-nos como elas são ricas em nutrientes, vitaminas e fibras.

Ah, a fibra...

Não pensem que sou contra reaproveitar alimentos. Eu sou contra o desperdício e defendo a reeducação alimentar, mas não apenas para a maioria. Que assim seja, também e sobretudo, para a minoria rica deste nosso imenso Brasil. Afinal de contas, as polpas estão concentradas!

Por outro lado, na nossa alimentação, nas refeições de todos nós que vivemos da venda de nossa força de trabalho, há excesso de sapos. Há muito temos engolido tal anfíbio, e apenas este anfíbio. Engolimos sapos, não saboreamos rãs. E sapos não são rãs! Não, não são rãs. Rãs são caras, ingrediente de luxo, fortemente protegidas e embaladas a vácuo. Rãs não são para a mesa de qualquer pé-rapado.

Ah, há sapos... E se existem, dizem que temos que engoli-los!!!

Vamos levando a vida à base de sapos: sapo-rush, sapo-salário, sapo-imposto, sapo-discriminação, sapo-inflação, sapo-precária-educação, sapo-privatização-do-SUS, sapos... Sapos... Sapos...Sapos... Sapos... Sapos... 

Mas todo excesso leva à indigestão. Sabem disso quem nos impõe sapos em todas as nossas míseras refeições diárias. Ao risco de sapos retornarem ao cenário, à iminência de náuseas e cólicas intestinais, não é por acaso que, agora, às portas da Copa do Mundo no Brasil, queiram nos fazer engolir cascas de abobrinhas e sapos com bananas!

E passarão, por nossas goelas abaixo, os sapos com bananas?

Ainda acredito na força, no elo e na resistência de nossa fibra! Não somos macacos!

Rio de Janeiro, 30 de abril de 2014