Obra licenciada por Creative Commons

Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons.

sexta-feira, 13 de abril de 2018

Cartas para Lula (02)

Cartas para Lula:
Diretório do Partido dos Trabalhadores - Para Luís Inácio Lula da Silva. 
Alameda Princesa Izabel, 160, São Francisco, Curitiba-PR.
CEP: 80410-110





Cartas para Lula (02)




Caro companheiro Lula, para sempre Presidente do Brasil,

Desejo que, na medida das possibilidades dessas paredes frias, você esteja bem. Estamos aí contigo, companheiro, pode acreditar.

Esta é a minha segunda carta. Espero que a tenha recebido a primeira, companheiro. Inicialmente, divulgaram o endereço dessa Superintendência para o envio das cartas. Depois, reavaliaram e orientaram enviar para a Sede do PT de Curitiba. E assim estou fazendo com esta aqui.

Companheiro, muita gente está escrevendo para você. A militância está montando stand perto de estações de metrôs e trens e se disponibilizando ao povo em recolher as cartas para te entregar. Está muito bonito!

Percebo que, a cada dia, aqueles que acreditavam que o que se passava em nossa terra era um movimento moralizador, em prol do Brasil, começa a perceber que é um golpe. Não um golpe apenas contra o PT, contra as esquerdas e contra você e Dilma, mas um golpe contra cada um de nós, trabalhador e trabalhadora. Um golpe contra o povo brasileiro.

Sim, o povo começa a sentir que não tem emprego, não. Surgem alguns bicos, aqui, al e acolá, pois o patronato adorou essa história de trabalho intermitente, de ter o trabalhador a sua disposição sem ter que arcar com férias, licenças médicas, licença maternidade e descanso semanal. Sem dúvida alguma, essa contrarreforma trabalhista é mel com mamão para quem quer viver à custa da exploração do trabalho da gente!

E veja o tamanho descaramento dessa turma golpista: apesar dos índices crescentes de doenças antes controladas (tuberculose, febre amarela, AIDS, entre outras), doenças relacionadas à pobreza, à precariedade de vida, à desinformação - e que necessitam da ação comprometida e séria do Estado, por meio de um Sistema de Saúde público, universal, igualitário e integral – no último dia 10, foi realizado um fórum visando construir um novo Sistema Nacional de Saúde. Nesse colóquio, companheiro, o empresariado do complexo médico-hospitalar era a maioria.  Pretendem colocar o Conselho Nacional de Saúde Suplementar com o mesmo peso do Conselho Nacional de Saúde, diminuindo, assim, o controle popular.

Claro que nessa nova proposta, a área será escancarada para a exploração capitalista e a Saúde do povo reafirmada como mercadoria. Institucionalizarão o Sistema de Saúde estratificado: sucata, papelão, papel, lata, alumínio, bronze, prata, ouro e diamante!

E, como a atenção integral ao povo brasileiro como um todo sai cara e como mesmo comprando esses planos, a maioria do povo não terá condições de arcar com os custos de uma CTI pelo tempo que necessitar, sabemos de onde virá o dinheiro para o financiamento desse sistema privado, não sabemos?

Pois é, sairá do Estado. Significa que sairá da fonte que se alimenta dos impostos, taxas e loterias que são pagas pelo povo. Nós, o povo brasileiro, pagaremos duas vezes por um atendimento nada integral, nada igualitário, nada universal.

Companheiro Lula, pretendo, sempre que escrever, também te enviar poesias. Como te falei na mensagem anterior, você anda inspirando poetas daqui e do além mar. Hoje, eu te envio uma de outro poeta português. O poema de hoje é de José-Augusto de Carvalho, poeta lá do Alentejo, que lutou na Revolução dos Cravos e foi membro do Partido Comunista Português, PCP. Não sei se, nesta poesia, você foi diretamente a sua fonte de inspiração, mas certamente foram a injustiça e a perseguição política. Ou seja, indiretamente, a poesia também se refere a ti e a situação em que vive hoje.


Um carinhoso abraço,


Luzia Cardoso LULA


Link do poema de  José-Augusto de Carvalho, Das manhãs… 
https://vivoedesnudo.blogspot.com.br/2018/04/03-o-meu-rimanceiro-das-manhas.html



(Destinatário: Luiz Inácio Lula da Silva
Superintendência da Polícia Federal
Rua Professora Sandália Monzon, 210.
Santa Cândida, Curitiba, Paraná – Brasil.
CEP: 82640-040)

segunda-feira, 9 de abril de 2018

Cartas para Lula - 01


Cartas para Lula:


Diretório do Partido dos Trabalhadores,
Para Luís Inácio Lula da Silva.
Alameda Princesa Izabel, 160, São Francisco, Curitiba-PR.

CEP: 80410-110



Rio de Janeiro, 09 de abril de 2018

Exmo. Sr. Luiz Inácio da Silva, Lula, Para Sempre Presidente do Brasil

Companheiro, já na adolescência, comecei a sonhar o mesmo sonho que se gestava nas Greves do ABC, e no Movimento pela Redemocratização do Brasil.
Eu me tornei adulta na luta pela Reforma Sanitária, pela criação do SUS – Sistema Único de Saúde, e do SUAS – Sistema Único de Assistência Social.
Estive nas ruas, companheiro, mesmo sem ser filiada ao PT ou a algum partido político, militando e panfletando, espontaneamente, para todas as tuas candidaturas, bem como para a de outros companheiros e companheiras, que concorriam ao governo estadual, municipal e ao parlamento e que sonhavam o mesmo sonho nosso: um país onde todos tenham o mesmo direito de sonhar e com as mesmas condições para caminhar além da linha do horizonte.
Cada eleição que você perdia, companheiro, era como se uma nuvem densa e cinzenta caísse sobre mim. O que me levantava era saber que acima daquela nuvem havia um sol tão forte que ela, em algum momento, se dissolveria e daria espaço ao um infinito azul.
E esse azul se apresentou em 2002: Companheiro Lula, lá! Nosso primeiro presidente trabalhador! Trabalhador, como nós!!!
Sabe, companheiro, muito te critiquei ao longo de teu governo. Nunca concordei com as conciliações partidárias, com não garantir o SUS pleno em todos os seus princípios... mas deixemos isso para depois, pois, no balanço, companheiro, nenhum presidente vindo das classe patronais fez sequer a milésima parte do que você fez para todos nós, o povo brasileiro.
Companheiro Lula, por cartas também iremos estar presentes contigo, dentro dessas quatro paredes.
Estamos contigo, companheiro, em teu coração e você está conosco, em nossos corações e mentes, nas nossas orações, meditações, enfim, nos nossos desejos de que o sol novamente se imponha e revele o lindo céu azul anil.
Estarei sempre escrevendo para você, companheiro Lula.
Queria te enviar um poema. Sabe, companheiro, você anda inspirando os poetas e as poetas desta nossa terra brasileira (sim, ela é nossa, companheiro). Você anda inspirando também os e as poetas do além mar.
Escolhi um poema que muito me emocionou e que foi escrito pelo poeta português Fernando Fitas, “Teu Nome Será Apenas Povo”.

Um abraço fraterno,

Luzia Magalhães Cardoso



Link do poema enviado: Fernando Fitas, Teu Nome Será Apenas Povo - https://silenciovigiado.blogspot.com.br/2018/04/teu-nome-sera-apenas-povo.html?spref=fb

(Destinatário: Luiz Inácio Lula da Silva
Superintendência da Polícia Federal
Rua Professora Sandália Monzon, 210.
Santa Cândida, Curitiba, Paraná – Brasil.
CEP: 82640-040)