Obra licenciada por Creative Commons

Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons.

terça-feira, 14 de julho de 2015

Naipes e Cartas

Quem conhece cartas de baralho, cartas que se embaralham, cartas que são embaralhadas, também conhece seus naipes. Existem as copas, os ouros, as espadas e os paus, Os naipes podem ser compreendidos como os quatro elementos da natureza, como as representações das forças do Universo. Mesmo quando compreendidos como degraus sucessivos, e portanto, percebidos como algo organizado em séries ascendentes, há que lembrar que pertencem ao mundo das cartas e que, portanto, se embaralham.

O sábio compreende que não há naipes superiores e inferiores e que se um parece de nível inicial, hoje, pode ser degrau acima, amanhã. Dependendo do ponto de vista e das finalidades, até no momento presente isso pode ocorrer. 


Não há naipes melhores ou piores. Não há naipes completos e outros incompletos. Há naipes em movimento, embaralhando-se e por forças diversas, sendo também embaralhados. Por isso, não há naipes mais importantes que outros, pois a relação entre eles é determinante para o movimento, para a criação, e também para a destruição, e daí resulta a transformação.


Mas se percebemos os naipes, devemos também entender os jogos de cartas. Há jogos diversos, com regras diversas. Essas regras definem as cartas de poder: os coringas, os trunfos, aquelas que cortam a jogada do outro. Mas mesmos nos jogos, observamos como os naipes se embaralham, como os jogadores embaralham as cartas. Há quem marque cartas e manipule sua distribuição. Contudo, as cartas de poder sempre se alternam por entre os naipes. Há alternância de poder entre os naipes em todo e qualquer jogo.

Com cartas na mão, os jogadores definem o jogo a jogar, bem como os seus parceiros de rodada. Contudo, muitas vezes os parceiros são decididos aleatoriamente. Muitas vezes, também, nem todos os presentes sabem qual é o jogo a ser jogado e, assim, vemos gente jogando buraco, outros, sueca, os que preferem o trunco, a batalha, o bacará e quem aposta alto no pôquer, se fiando nas possibilidades do blefe...


Eu ainda aposto na força daqueles que enxergam as cartas e os jogos diversos para exercitarem a paciência.



Luzia M. Cardoso​