Obra licenciada por Creative Commons

Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons.

domingo, 29 de junho de 2014

A Imagem da Mulher Brasileira


Há algum tempo atrás, o programa Gazeta e Planeta, da Rede Globo, quando filmado fora do país, as personagens de Bussunda, Hélio de la Peña, Marcelo Madureira, entre outros, ao final, vinham com o bordão "E mais uma vez, não comemos ninguém!" Pode ser que fosse uma forma bem humorada de fazerem alusão a eles mesmos, à própria história da época da juventude etc. e tal. Mas tal bordão, para quem não conhecia a história dos humoristas, também levava à uma interpretação mais ampliada, que remetia à compreensão de serem as estrangeiras mulheres mais difíceis, em oposição à imagem da mulher brasileira, divulgada internacionalmente como aquelas mulheres que concordam facilmente em fazer sexo com estrangeiros. De certa forma, o programa também nos levava a crer que com as mulheres de outros países a história era bem diferente. 

E, assim, de tempos em tempos, de festas em festas promovidas no país, essa imagem é reforçada, inclusive quando nos meios de comunicação há referência aos filhos do Carnaval. Os filhos do turismo, os filhos do turismo sexual, seja de sexo pago ou não. 

Meses atrás, Luciano Huck, do programa Caldeirão, também da Rede Globo de Televisão, lançou o quadro "Qual sueco seria o seu 'príncipe encantado'?", onde uma mulher brasileira escolhia aquele que com performances realizada no programa lhe causaria melhor impressão.  (1) Embrionariamente o quadro que visava a promoção de encontros entre mulheres e estrangeiros parece que estava sendo criado. 

É impressionante vermos o machismo, o preconceito contra a mulher brasileira e, junto com eles, o turismo sexual ser incentivado e promovido pelos meios de comunicação de nosso país. E como esse quadro isolado passou, recentemente, com  o produto maduro, e em plena Copa do Mundo, o mesmo apresentador lançou o seguinte chamado por seu twitter: "Carioca? Solteira? Louca para encontrar um príncipe encantado entre os 'gringos' que estão invadindo o Rio durante a Copa? Chegou a sua hora... mande fotos e o pq vc quer um 'gringo sob medida'" e divulgava o email "namoradaparagringo". A TV agenciando mulheres para estrangeiros? Esse fato foi denunciado ao Ministério Público e espero que a justiça atue de forma exemplar, deixando claro que não permitiremos qualquer ação que, direta ou indiretamente, promova o turismo sexual no Brasil. (2) 

Mas a possibilidade de sexo fácil e sem compromisso entre gringos e mulheres brasileiras parece ser considerado fato tão natural que hoje, no fechamento do programa "Esquenta", Regina Casé falou que no ano de 2015 veremos nascer os filhos da Copa e, referindo-se ao uso de preservativo, concluiu dizendo que os turistas já deveriam sair encapados dos aeroportos. 

Tem razão a Regina Casé com relação à importância do uso de preservativos, não apenas para impedir a concepção indesejada, mas, e no mesmo grau de importância, para prevenir as Doenças Sexualmente Transmissíveis. 

Mas qual é a imagem que divulgamos de nosso povo, de nossos homens e, em particular, de nossas mulheres? Quer dizer que os turistas encontrarão sexo com facilidade no Brasil? Quer dizer que as mulheres brasileiras estão à disposição dos gringos? Quer dizer também que as mulheres brasileiras não sabem se cuidar? É, assim sendo, seria interessante se o governo brasileiro encapasse os pintos dos gringos já no aeroporto? 

Já vejo o stand anunciando com letras em neón e em diferentes línguas: "Senhores turistas, encapem o seu pinto aqui e tenham um sexo seguro." 

Apesar de defender a liberdade ampla e irrestrita, acredito que o nosso país não é lugar para turismo sexual. Os brasileiros e brasileiras não fazem parte do pacote turístico, não estão incluído no bilhete do transporte, nem em nenhuma hospedagem. 

Assim, não devemos considerar natural que apresentadores de TV promovam encontros entre brasileiras e estrangeiros e tampouco entender como sendo natural os filhos do Carnaval, da Copa, das Olimpíadas. 

O que é isso? Já sabemos que o Brasil é um dos países que tem a mão de obra mais barata do mundo, mas daí a sermos conhecidos como o país que tem as mulheres mais fáceis do planeta, e, portanto, que o entretenimento explorando sexualmente o corpo de nossas mulheres vai como brinde... Ah, não, aí já é humilhação demais!!!



Luzia M. Cardoso




Referências





2 - http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/144998/Huck-indigna-governo-e-faz-Globo-ser-denunciada.htm

Nenhum comentário: