Obra licenciada por Creative Commons

Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons.

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Sobre os Atalhos no Caminho da Educação






Sobre os Atalhos no Caminho da Educação


Nem tudo que parece fácil é o melhor e não garante o futuro. A beca, o capelo (chapéu de formatura) , a cerimônia, o diploma e os cumprimentos, sem dúvida, são importantes, mas se tornarão ouro de tolo se o estudante não adquirir e se não sustentar o conhecimento. 
O conhecimento exige interesse, determinação, labuta, superação, disponibilidade, curiosidade, pesquisa, disciplina, insistência, desafio... 
Para a aquisição de conhecimento não há tempo pré-estabelecido porque conhecimento não tem fim, é escada infinita e cada pessoa tem o seu próprio tempo para subir cada um de seus degraus. 
Não há vergonha em ficar, em cada degrau, o tempo que se necessita para adquirir o conhecimento que ele contém. Não há vergonha em ter tempo diferente do tempo de outras pessoas, pois o que vale é o saber.
A vergonha existe em não sustentar o conhecimento que supõe a beca sobre os ombros, o capelo no topo da cabeça e a mão que ergue o canudo.
Por isso, o conhecimento requer humildade. A vaidade e a arrogância são sinais de imaturidade, tornando-se entraves à aquisição do conhecimento.

Fica a dica!

Luzia M. Cardoso 

Nenhum comentário: