Obra licenciada por Creative Commons

Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

O Mistério de Mr. Blue - II Parte

Era um final de tarde com um pôr-de-sol deslumbrante, enchendo o céu de riscos em tons coloridos e uma grande esfera de fogo que, lentamente, se apagava por detrás das montanhas, deixando a vegetação numa coloração azul magenta.

Scarlet estava no Coffee Drink do Canto junto com mais duas amazonas, suas amigas, Laurence e Agnes. O assunto do dia era o enigmático Mr. Blue.

De repente, adentra-se ao local o próprio. Vinha num caminhar lento, ao estilo do cowboy norteamericano, texano. Continuava envolto em névoas que se apresentavam menos densas, naquele momento, mas ainda não permitindo a percepção de seu rosto.

Nos dias subsequentes ao primeiro encontro, Scarlet deu-se à tarefa de investigar o estrangeiro pelos arquivos da cidade. Pôde descobrir que ele se empregara como aprendiz nos ofícios da região.

Isso era por demais intrigante, pois logo nos primeiros momentos do dia em que se conheceram, Mr. Blue já tinha demonstrado habilidade de artesão bastante experiente. Por que, então, se inseria na comunidade de forma tão humilde? Pensava.

Scarlet já traçava um esboço do perfil psicológico e cultural de Mr Blue: excelente poeta, e se não a respondeu com trovas ou cordel no dia da primeira apresentação é porque não se trata de pessoa vinda do norte ou nordeste do país. Parece ser muito culto, com tendências à erudição, hábitos refinados, próprios à uma educação esmerada. Com certeza, Mr. Blue vinha com os ventos do sudeste, no máximo do sul.

E dando prosseguimento à sua proposta de desvendar os mistérios de Mr. Blue, continuou a amazona com suas divagações: provavelmente estudou em escola com uma disciplina rígida, conforme a proposta de edução de sua família, talvez de orientação religiosa. Nesse sentido, não fazia parte das gerações posteriores às da década de 70. O fato de demonstrar sua opção por sonetos, um dos estilos mais românticos da poesia, e que impõem rigidez na métrica e na rima, talvez aponte para traços de melancolia e solidão.

Mas, retornando ao Coffee Drink, Mr. Blue entrou e cumprimentou as amazonas com um gentil aceno, elogiando a exposição de cada uma na Galeria Literária do Canto.

O Canto era conhecido internacionalmente por seus recitais e saraus. Lá, os moradores eram escritores, dos mais diversos estilos. De literário à técnico. Assim, os cavaleiros e as amazonas também escreviam, além de outras atividades próprias a uma comunidade. A Galeria Literária era o maior tesouro do Canto, pois lá, poetas, poetisas, contistas etc se apresentavam  e expunham seus textos  ao público.

Scarlet percebeu que Mr. Blue parecia um tanto inquieto nesse dia. Foi breve nos cumprimentos e saiu apressadamente. Antes, porém, entregou o soneto, com o qual respondeu a Scarlet, à Galeria Literária.

Esse comportamento elegante, ao mesmo tempo austero e firme atraía a atenção das amazonas, que o seguiam com seus olhares. Bem como dos homens da região, que ficavam a conjecturar.

Após sair do Coffee Drink, não se viu nem se ouviu mais Mr. Blue nesse dia. Novamente, desapareceu por entre as brumas que criava.

Depois de horas com as amigas no Coffee, Scarlet montou em seu alazão e saiu a cavalgar, como era de seu hábito. Gostava de apreciar a região, de conversar (e provocar) os cavaleiros, e fez uma pausa junto ao contista Roberland.

Em dias atrás, Scarlet chegou a deixar o contista sem rumo, devido aos questionamentos que lhe lançava. Evidentemente, com consequências para a moça, pois o contista também era experiente na esgrima das letras. Nos embates, ele sempre derrubava Scarlet, que saía fingindo ter sido apenas um acidente.

Na verdade, Roberland e Scarlet construíram uma forte amizade e nutriam, um pelo outro, sincero afeto e respeito. Talvez por brincadeira, expunham um relacionamento cheio de nós e tensões, que muitas vezes levava a uma verdadeira irritação, aflorando intensas emoções.

Logo despediu-se de Roberland, continuando com a cavalgada. Trote calmo, admirando cada ponto do Canto. Gostava de olhar as flores cultivadas por Gérard, um poeta nordestino com quem tentava aprender o cordel galopado.

Scarlet também era uma mulher misteriosa, embora revelasse mais sua natureza audaciosa. Mas, pouca coisa se sabia ao seu respeito, inclusive os duelos que provocava fazia com que os moradores levantassem inúmeras hipóteses sobre a amazona, bem como acerca de suas intenções.

Montada em seu cavalo, Scarlet estava completamente entretida com a natureza do Canto quando ouviu um pedido de socorro. Uma voz grave, masculina e que solicitava ajuda. Scarlet correu como luz na direção da voz. Pôde avistar um grande buraco escuro e sabia ser frequente as quedas ali, pois quem não conhecia as manhas daquele relevo, certamente despencaria.

A moça aproximou-se do buraco, mas não conseguia enxergar nada, devido a uma densa nuvem de cor branca acinzentada. Tentou circundar o local para ver se via alguém e longe, muito longe, ouviu uma voz abafada, parecendo em sofrimento e que gritava: Me ajude, caí aqui e não sei como sair. Estou imobilizado...

Scarlet percebeu que se tratava de Mr. Blue. Preocupou-se a amazona, pois o bueiro era por demais profundo e as brumas que envolviam aquele cavaleiro iriam dificultar o auxílio. Precisava, entretanto, salvá-lo, apesar daquela situação adversa. Sabia que sozinha, não poderia trazê-lo de volta. Scarlet tentou orientar Mr. Blue a sair do bueiro. Conhecia um pouco as paredes de acesso, já que como outros estrangeiros, também caíra ali. Scarlet não teve êxito e saíu num galope único a fim de providenciar socorro.

Num piscar de luzes, Scarlet voltava com as amigas Laurence e Agnes, trazendo nas mãos uma maleta com ferramentas da microsoft. Feminista como era, Scarlet não iria pedir ajuda aos homens, então, chamou as duas amazonas.

Ao se aproximarem do bueiro, Scalert teve um grande susto, pois as brumas se dissolveram e um silêncio enlouquecedor se verificava. As três amazonas entreolharam-se como quem advinha o que ocorrera.

O que será que aconteceu com Mr. Blue?

Conseguirá Scarlet ajudar o cavaleiro misterioso?

O moço conseguirá ocultar o seu rosto durante o socorro?

O perfil que a amazona traçou sobre o misterioso cavaleiro corresponde à realidade?

O que levou um artesão experiente a se apresentar como aprendiz?

E Mr. Blue, como será que ele reagirá às novas provocações de Scarlet?

 

Por Luzia

 

Nenhum comentário: