Obra licenciada por Creative Commons

Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons.

sábado, 23 de maio de 2020

Livros que Marcaram a Minha Vida III



Livros que Marcaram a Minha Vida III


O terceiro livro foi Fernão Capello Gaivota, de Richard Bach e que, se não me falha a memória, chegou lá em casa pelas mãos da primogênita de meus pais.

Como os outros livros que me marcaram, esse também li no início da adolescência, nos anos 70.  Àquela época, adoraria viver de brisa. Ah, mas não há aqui qualquer referência aquele sucesso de Isa.

Um livro leve, poético e que nos leva à reflexião, onde as personagens são gaivotas, bem como o protagonista,  Fernão Capelo.

Fernão era uma gaivota bem diferente das outras. Penso que todos os que crêem que é possível tocar e tecer a linha do horizonte se torna um estranho entre os seus.

Aquela vontade pulsante de ir além presente na personalidade de Fernão, de nunca aceitar o não como resposta à possibilidade de superar a si próprio, era o que prendia os meus olhos as páginas e que me transportava para elas.

Com Fernão voei. À baixa altura, percorri e toquei o espelho do mar. Senti as ondas passarem sob mim e, delas, percebi aquelas que estendiam suas cristas para nos afagarem. 

Com Fernão, percebi as possibilidades infinitas dos vôos e onde o meu desejo de voar recebeu fundamentais nutrientes.

Vôos rasos sob o sol, à noite, ao sabor do luar. Vôos às alturas, com loop. Dia a dia, ultrapassar o próprio limite e mergulhar de cabeça.

A ideia de vencer barreiras, naquela cabecinha juvenil, me levava a treinar trespassar todas as paredes que erguiam à minha frente.

E se as paredes eu aprendi a trespassar, com Fernão, compreendi que as montanhas devemos respeitar, apreciar, voar sobre elas, ao seu redor, subir ao cume, voando rente à encosta e, voando, descer ao colo. 

Que viagem! 

Luzia M. Cardoso

Nenhum comentário: